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Já pensou porque é que há destinos com mais turistas e visitas? A explicação está na identidade turística – as pessoas gostam de se guiar pelo que lhes é familiar. Descubra 4 benefícios desta estratégia para a sua região.

Qual é a importância da identidade turística para a sua região?

Já pensou porque é que há destinos com mais turistas e visitas? A explicação está na identidade turística – as pessoas gostam de se guiar pelo que lhes é familiar. Descubra 4 benefícios desta estratégia para a sua região.

Há cidades que não precisam ser diretamente citadas para serem instantaneamente reconhecidas. Se falarmos em “cidade das luzes” ou na “cidade que nunca dorme”, é muito provável que saiba tratarem-se de Paris e Nova Iorque, cidades icónicas no turismo.

Já se perguntou o que torna estas duas cidades tão especiais para o público geral? A resposta é: identidade turística.

As duas cidades estão fixadas na perceção do público por causa das suas características únicas e diferenciadoras: Paris associada a romance e arquitetura clássica e Nova Iorque conhecida pelo ritmo agitado e vida noturna única.

Se deseja tornar a sua região amplamente reconhecida e evocar emoções fortes no público, a estratégia passa por trabalhar a sua identidade turística.

O que é a identidade turística?

A identidade turística é um conjunto de caraterísticas ligadas à imagem, personalidade e cultura, que definem um destino turístico e influenciam a opinião e expectativas dos visitantes.

Pode abranger a história, património, gastronomia, tradições e outros fatores que ajudam a promover o posicionamento e a essência de um destino turístico.

Comunicar a identidade turística da sua região é uma boa forma de aumentar a confiança, credibilidade e interesse dos turistas, bem como de diferenciar o seu destino dos concorrentes.

O papel da identidade num destino turístico

Para tirar partido da identidade turística da sua região, é preciso identificar as características do seu destino que mais saltam à vista dos visitantes e criar uma comunicação consistente e coerente em torno desses elementos.

É bom ter em atenção que uma identidade turística não pode ser inventada. Ao fim ao cabo, depende do que já existe na sua região e da oferta dos operadores turísticos. São esses elementos em conjunto que contribuem para criar experiências memoráveis e construir a reputação de um local.

Um exemplo bem-sucedido é a campanha “Bond is Great Britain”, usada nos jogos olímpicos de Londres em 2012. A campanha usa os locais gravados nos filmes de James Bond, em parceria com o ator, para promover as atrações turísticas da Grã-Bretanha.

Recorrer a figuras famosas e a imagens visuais apelativas da sua região pode ser uma boa ideia para concretizar a visão da sua identidade turística. Aqui vão 4 benefícios de desenvolver a identidade turística da sua região para se inspirar.

4 benefícios de promover a identidade turística da sua região

1. Traz mais reservas e visitas

Quando o seu destino ou produto turístico apresenta uma imagem legítima e bem estabelecida, os turistas sentem-se mais confiantes e mostram mais interesse em visitar e fazer reservas. Isto acontece porque as pessoas costumam guiar-se pelo que conhecem.

Por isso, ao desenvolver uma identidade turística única e apelativa, vai conseguir fazer sobressair a sua região das demais como a melhor opção para uma experiência segura e inesquecível.

2. Melhora o reconhecimento e as hipóteses de recomendação

A identidade turística é a face do seu destino. São as características, imagem e elementos que os visitantes associam à sua região quando pensam nela num primeiro momento. É um ponto diferenciador em relação à concorrência e aos vários tipos de ofertas turísticas.

Por esse motivo, promover a sua identidade turística ao público-alvo vai elevar o reconhecimento e aumentar a fama da sua região através do passa-palavra.

3. Torna o seu destino turístico único e memorável

Muitos consideram a identidade turística de um destino como sendo apenas um nome e um slogan. No entanto, vai muito além disso. Pode ser um festival, um produto regional, um elemento natural propício a atividades de lazer e na natureza, ou até uma atração ou paisagem que puxe pelas máquinas fotográficas.

Ao encontrar esse ponto diferenciador, vai conquistar visitantes leais – visitantes que se lembrarão da sua região por muito tempo e que pensarão com frequência na experiência que lhes proporcionou.

4. Aumenta o valor da sua oferta turística

Garantir o reconhecimento do seu destino ou produto ajudará a posicionar a sua região como líder de nicho. Além disso, proporciona várias oportunidades de negócios e parcerias com o comércio local, como a venda de produtos regionais e bilhetes para tours.

À medida que investe na oferta turística da sua região, aumenta o seu valor e contribui para uma identidade mais forte e atrativa.

Como posicionar a sua região como líder na oferta turística com a ajuda do Fórum Consulting

Se está apenas a começar a definir a identidade turística da sua oferta ou pretende investir num rebranding, é natural surgirem algumas dúvidas sobre o caminho certo a seguir.

O Fórum Consulting oferece acompanhamento personalizado e apoio especializado no terreno para garantir que alcança a meta. Seja na elaboração de planos de marketing, contacto com investidores e parceiros ou organização de eventos – estamos cá para ajudar.

Ligue-nos para o +351 918 976 852 ou contacte-nos por email para começarmos a traçar em conjunto o plano que vai colocar a sua região no top de destinos do seu público-alvo.

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