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Milhões de turistas visitam todos os anos o país. Já se perguntou como pode usar a reputação e a associação com o país a seu favor? Descubra 5 estratégias para aproveitar a popularidade turística de Portugal e promover a sua região.

Qual é a importância da identidade turística para a sua região?

Viajar mais e conhecer lugares desconhecidos é uma necessidade ancestral da humanidade. Mas o nosso mundo é tão vasto que uma vida inteira não é suficiente para o explorar. Por esse motivo, há muitos destinos que permanecem fora do roteiro dos turistas.

Portugal só começou a ganhar destaque como destino turístico há poucos anos. Em 2018, foi eleito Melhor Destino Turístico do mundo pelo World Travel Awards, uma distinção que se tem vindo a repetir ao longo dos anos.

Desde então, o fluxo de turistas tem aumentado no país. Estima-se que em 2022, Portugal tenha acolhido 22,3 milhões de turistas não residentes.

Aproveitar a popularidade de Portugal pode ser uma estratégia fulcral para os destinos turísticos que procuram destacar-se e atrair mais visitas e receitas.

 

Como Portugal é visto pelos turistas internacionais

Há várias razões que explicam a atratividade turística de Portugal: o clima, as praias, a gastronomia, o ambiente seguro, a cultura e paisagens. Os turistas apreciam o bom tempo e a hospitalidade dos portugueses, e não recusam os vinhos e pratos locais.

No entanto, os movimentos turísticos e fontes de turismo acabam por se concentrar principalmente no litoral e nas maiores áreas populacionais do país. É o caso de Lisboa, Porto e Algarve.

Só entre janeiro a outubro de 2023, Lisboa, Norte e Algarve somaram 2.021.302 dormidas no total de 2.868.364 hóspedes registados em Portugal, segundo dados do Portal do INE.

Além disso, na última edição Óscares do Turismo, a cidade do Porto foi premiada como o “Melhor Destino City Break da Europa”, o Algarve foi considerado o “Melhor Destino de Praia da Europa”, enquanto Lisboa foi eleita o “Melhor Destino de Cidade da Europa”.

Para os destinos turísticos menos conhecidos e visitados, é importante saber aproveitar a popularidade de Portugal para canalizar estes fluxos.

 

Qual é a influência da atração turística de Portugal para a sua marca regional?

A atração turística de um destino depende sobretudo da sua reputação. No caso de Portugal, essa reputação foi construída ao longo dos anos, através da projeção de uma imagem positiva e do esforço contínuo para influenciar a perceção pública.

Mas qual é o impacto da popularidade turística de Portugal para a sua marca regional?

Muitos dos turistas que visitam Portugal partilham um feedback positivo e revelam a vontade de conhecer melhor o país. Procuram experiências gastronómicas diferentes, áreas naturais e pouco exploradas, e bons momentos.

Por esse motivo, diferentes tipos de turismo em Portugal têm crescido recentemente para fazer face à procura turística. Destacam-se, por exemplo, o turismo rural e enoturismo.

Ao compreender e antecipar as necessidades dos turistas que escolhem Portugal como seu destino, é possível criar uma oferta turística atrativa e garantir que entra na rota desses visitantes.

 

5 estratégias para aproveitar a popularidade de Portugal para atrair turistas

Descubra 5 estratégias para aproveitar a popularidade de Portugal para influenciar os turistas que visitam o país e impulsionar o turismo na sua região.


1. Identifique os elementos de atração de Portugal

Quais são as caraterísticas que tornam Portugal popular entre os turistas? Identifique esses elementos e analise as semelhanças.

Aproveite a popularidade de Portugal e explore a história, cultura rica, paisagens deslumbrantes e gastronomia única, compreendendo como esse elementos de sucesso podem ser integrados na identidade da sua região.

De seguida, promova as caraterísticas distintivas que tornam sua região única, com o objetivo de adaptar a experiência local e construir uma identidade regional forte.

Um exemplo para se inspirar pode ser o da Nazaré, que utiliza o seu passado piscatório para criar os próprios elementos culturais, como as icónicas sete saias das nazarenas.


2. Faça parcerias estratégicas

No cenário competitivo do turismo, estabelecer parcerias estratégicas é vital para fortalecer a oferta turística e proporcionar uma experiência abrangente aos visitantes.

Ao procurar fazer colaborações com empresas locais e stakeholders, desde agências de turismo até pequenos negócios familiares, está a criar uma rede sólida a partir da qual pode potencializar os recursos disponíveis na região e retirar outros benefícios.

Além disso, ao fazer parcerias com agências turísticas, hotéis e restaurantes, pode criar pacotes atrativos, incluindo passeios personalizados, eventos culturais e atividades específicas.

Esta é uma forma de aproveitar a popularidade de Portugal para trazer novas oportunidades à sua região e elevar o seu perfil turístico.


3. Aposte no Marketing digital

Investir em estratégias de marketing digital é uma ferramenta poderosa para aumentar a visibilidade da sua região.

Algumas estratégias que pode utilizar para aproveitar a popularidade de Portugal e aliar-se à sua promoção turística, passam por marcar presença em plataformas digitais, como a Visit Portugal, Booking, Trivago ou TripAdvisor.

O objetivo é que o seu destino e oferta turística sejam destacados e apresentados como sugestões de visitas temáticas ou roteiros. Garanta que faz parte de listas como “”O Top 10 de lugares para descobrir em Portugal”.

Ao mesmo tempo, não se esqueça de partilhar conteúdos envolventes e interagir com o público nas redes sociais ou blogue da marca, de forma a gerar interesse e a promover eventos, atrações e experiências locais.


4. Desenvolva infraestruturas

De nada serve promover a sua região e atrações locais se não oferecer as infraestruturas e serviços necessários para garantir o conforto dos turistas.

Investir nos transportes, acessos, parques de estacionamento, hospedagem, centros de informação turística, infraestruturas de saúde e lazer, é uma medida que contribui promover uma estadia mais cómoda e melhorar a experiências dos visitantes.

Além disso, é importante que o seu destino turístico reflita a imagem e reputação do país, com vista a conquistar os seus visitantes e obter recomendações.

 
5. Crie eventos e atividades culturais

Organizar eventos culturais e atividades permite atrair diversos perfis de turistas e preservar as tradições locais.

Pode dinamizar festivais, exposições e outras celebrações locais que destaquem a riqueza cultural e artística da sua região.

Estas iniciativas não só oferecem entretenimento, mas também proporcionam uma oportunidade única para os turistas se envolverem com a autenticidade da região.

Os Caretos de Podence são uma celebração em Macedo de Cavaleiros que combinam os trajes tradicionais dos caretos com uma festividade muito popular em todo o mundo – o Carnaval.

Este tipo de eventos constitui o exemplo ideal de como é possível utilizar a tradição para fortalecer a narrativa da região e suscitar o interesse dos turistas.

 

Implemente estas estratégias com a ajuda do Fórum Consulting

Tem como objetivo posicionar o seu destino e oferta turística no topo da percepção dos viajantes? Metade do caminho já está percorrido ao aproveitar a crescente popularidade de Portugal para impulsionar sua promoção turística.

Se precisa de apoio para desenvolver um plano e colocar em prática a sua estratégia, pode contar com o apoio especializado da equipa do Fórum Consulting.

A nossa experiência na realização de estudos de mercado, organização de eventos e comunicação de projetos pode constituir uma vantagem diferencial para atrair o seu público-alvo.

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