A competição no digital é feroz. Mas se pretende aumentar a visibilidade e reconhecimento do seu destino, este é o meio mais rápido e eficaz. Descubra 7 estratégias de marketing turístico para atrair e reter os visitantes.

Marketing Turístico: 7 estratégias para promover o seu destino

A competição no digital é feroz. Mas se pretende aumentar a visibilidade e reconhecimento do seu destino, este é o meio mais rápido e eficaz. Descubra 7 estratégias de marketing turístico para atrair e reter os visitantes.

Numa época em que praticamente todos os viajantes andam de smartphone na mão, o marketing digital é fundamental para o turismo.

Além de garantir que o seu destino, serviços ou produtos não ficam esquecidos, ou até mesmo desconhecidos, toque nos desejos e anseios mais profundos das pessoas, através da promoção de experiências valiosas.

Em 2023, o setor do turismo contribuiu com 25 mil milhões de receitas para a economia portuguesa, o que representa 18% do total de exportações de bens e serviços.

Este valor reforça o potencial do setor e incentiva o investimento por parte das empresas. Mas significa também que a fatia maior dos lucros vai para aqueles que elaboram um planeamento e estratégia adequadas.

Por esse motivo, o marketing turístico é a melhor aposta para aumentar as vendas, alcançar maior visibilidade e destacar-se da concorrência.

 

O que é o Marketing Turístico?

O marketing turístico é um conjunto de ações e estratégias que visam promover destinos, produtos e serviços turísticos. Por outras palavras, é um tipo de marketing aplicado aos negócios do turismo.

O objetivo desta estratégia é aumentar o conhecimento e o interesse do público-alvo por um destino turístico, bem como estimular a sua visita. Para isso, explora os desejos, interesses e as necessidades do turista, adaptando as soluções oferecidas.

Para alcançar estes objetivos, o marketing turístico foca-se em diferentes áreas, incluindo:

  • Publicidade;
  • Relações públicas;
  • Marketing direto;
  • Marketing digital;
  • Marketing de eventos;
  • Marketing de influência.

 

Qual é a importância do Marketing Turístico?

Hoje em dia, os turistas procuram fazer escolhas informadas. Antes de decidirem um destino, reservarem alojamento ou planearem um roteiro, pesquisam em sites de agências, páginas de reviews, comparadores de preços e canais de influencers.

Então, porquê que criar uma estratégia de marketing turístico é tão importante, se todas as informações relevantes já estão disponíveis na web?

Porque o seu destino, produto ou serviço precisa ser visto pelo público! E isso só é possível se estiver presente nos mesmos canais que o seu público-alvo usa.

Além disso, a sua oferta deve ser valiosa, diferenciadora e competitiva. O objetivo é que se consiga destacar da concorrência, apresentando alternativas que vão ao encontro das necessidades e desejos dos viajantes.

 

7 estratégias para promover o Marketing Turístico

Descubra 7 estratégias para começar a criar o seu plano de marketing turístico e aumentar as conversões e vendas!


1. Otimize o seu site para os motores de busca

O seu site é, na prática, um cartão de visita online. Por isso, é importante garantir a sua otimização para os motores de busca (SEO). Isso significa que deve criar uma boa estrutura, com conteúdos de qualidade e palavras-chave relevantes.

As palavras-chave são os termos a partir dos quais o público encontra a sua marca nos motores de busca.

Por isso, deve usar palavras-chave que, simultaneamente, sejam pesquisáveis e ligadas à sua oferta. E deve incluí-las em todo o seu site, incluindo no título, nas meta-descrições e nos conteúdos.

Outro passo fundamental na promoção do marketing turístico é a criação de conteúdo que realmente interessem ao seu público-alvo e sejam atuais. Só assim garante que os visitantes do seu site permanecem por lá.


2. Invista nas vendas online

Nos últimos anos, o e-commerce disparou, com cada vez mais empresas no setor do turismo a investir nas vendas online.

Para se lançar neste mercado, é imprescindível marcar presença em plataformas digitais como o Booking, Trivago ou TripAdvisor. Muitas marcas têm garantido reservas e visitas através destes portais.

Por vezes, é até mais fácil chegar ao público desta forma do que através das redes sociais ou da loja online.


3. Ofereça experiências personalizadas

Oferecer experiências únicas e personalizadas é uma das melhores maneiras de conquistar os turistas, que se têm tornado num público cada vez mais exigente.

Por isso, é importante garantir experiências que se adaptem às necessidades e interesses dos seus clientes. Para oferecer experiências personalizadas, precisa definir o seu público-alvo e conhecer as suas preferências, interesses e orçamento.

É também possível direcionar anúncios para os segmentos do público que deseja alcançar, porque as plataformas de hoje conseguem recolher dados sobre os seus utilizadores.


4. Alie a componente vídeo ao storytelling

Uma das ferramentas mais poderosas para contar histórias e transmitir emoções é o vídeo. O marketing turístico tem tirado partido deste formato para cativar o público e mostrar toda a beleza e atração dos cenários turísticos.

Algumas das formas como pode usar o vídeo a seu favor, é divulgando o seu destino ou produto, revelando vídeos de bastidores, vídeos de testemunhos dos clientes e outro tipo de conteúdos que gerem interesse, interação e conversão.

Ao mesmo tempo, não se esqueça de contar histórias sobre o seu destino ou produto turístico, para criar uma conexão emocional com os potenciais visitantes.


5. Colabore com influencers

Os influencers são pessoas que têm uma grande influência sobre o seu público. Nesse sentido, estabelecer colaborações com eles pode ser uma ótima estratégia para promover o seu destino ou produto turístico.

Ao colaborar com influencers, consegue alcançar o seu público-alvo de uma forma mais credível e aliciante. Porque os seus seguidores confiam na opinião deles e estão interessados no que têm para partilhar.

No entanto, é importante ter em conta que esta estratégia só resulta se encontrar influencers relevantes para os seus potenciais clientes.


6. Traduza os seus conteúdos para outros idiomas

Se o seu destino ou produto turístico é voltado para um público internacional, os seus conteúdos devem estar traduzidos noutros idiomas.

Isto porque de nada serve comunicar com frequência e respeitando todas as boas práticas, se os clientes que lhe interessa alcançar não o compreendem.

Apesar dos custos associados, em tempo ou na contratação de serviços de tradução, esta estratégia acaba por garantir mais oportunidades de negócios.


7. Valorize os comentários e avaliações dos seus clientes

Os comentários e avaliações dos seus clientes são uma ótima forma de gerar confiança e credibilidade. Por isso, é importante valorizar esses comentários e responder às avaliações sempre que possível.

Para tirar maior partido dos comentários e avaliações, deve fazer isto:

  • Publicar os comentários e avaliações dos clientes no seu site ou nas redes sociais;
  • Responder às avaliações dos clientes de forma profissional e educada;
  • Utilizar os comentários e avaliações dos seus clientes para melhorar os seus produtos e serviços.

 

Precisa de ajuda para desenvolver a sua estratégia de Marketing Turístico?

Aplicar todas estas estratégias exige um grande investimento em tempo, compromisso e mensuração de resultados. Mas a longo prazo traz grandes benefícios para a reputação e visibilidade da sua marca.

Procura um especialista para desenvolver um plano de marketing turístico e colocá-lo em prática na sua marca? A equipa do Fórum Consulting dedica-se ao planeamento, promoção e operacionalização de estratégias para destinos e produtos turísticos.

Com um vasto portfólio de marcas turísticas apoiadas, apresentamos soluções à medida das suas necessidades e fazemos o acompanhamento no terreno.

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