Como pode a sua marca acompanhar a transformação digital no turismo e fazer face às novas expectativas dos viajantes? Conheça 5 tendências na tecnologia no turismo que estão a mudar o setor e garanta uma vantagem competitiva.

Como a tecnologia no turismo está a revolucionar o setor?

Como pode a sua marca acompanhar a transformação digital no turismo e fazer face às novas expectativas dos viajantes? Conheça 5 tendências na tecnologia no turismo que estão a mudar o setor e garanta uma vantagem competitiva.

A evolução da tecnologia no turismo reconfigurou as experiências dos viajantes. Desde a pesquisa de destinos, através de plataformas como o TripAdvisor ou Booking, à partilha de conteúdos nas redes sociais e até à possibilidade de aceder a destinos remotamente.

Os turistas de hoje têm um papel mais ativo no planeamento das suas viagens. Procuram experiências mais cómodas, dinâmicas e personalizadas e sabem quais as opções disponíveis no mercado. Isso torna-os mais informados e exigentes.

Se, por um lado, o impacto da tecnologia no turismo coloca pressão às empresas turísticas para corresponder às novas expectativas dos turistas; por outro, é uma oportunidade para acrescentar valor à oferta turística e inovar o setor.

Apostar na tecnologia no turismo constitui estratégia competitiva se pretende destacar-se pela qualidade dos serviços e oferecer uma experiência inesquecível.

 

Quais os benefícios da tecnologia no turismo

As novas soluções da tecnologia no turismo são uma oportunidade para repensar o posicionamento, a imagem, a oferta e a promoção dos destinos turísticos.

Este novo panorama tecnológico vai permitir aumentar a oferta para meios rurais e naturais, garantir experiências mais sustentáveis e inclusivas, facilitar a mobilidade e os processos burocráticos e otimizar as experiências dos turistas.

Por esse motivo, trazem várias vantagens do ponto de vista económico, ambiental e social. Além de terem um impacto positivo na economia local, integram soluções que possibilitam gerir de forma eficiente os recursos e combater a sobrelotação e a sazonalidade.

Como? Através de plataformas digitais, aplicações, tecnologia de coleta de dados e realidade virtual, que automatiza os processos e enriquece as experiências.

Conheça as 5 principais tendências da tecnologia no turismo que estão a revolucionar o setor e que podem ajudar a sua marca a atrair mais visitantes.

 

5 tecnologias que estão a mudar o turismo

 

1. Aplicações móveis

As aplicações móveis permitem aos viajantes consultar informação a qualquer momento durante a sua viagem, devido à sua facilidade de uso e mobilidade.

Os turistas usam não só os smartphones para reservar voos e alojamentos, mas também fazer marcações e pesquisar roteiros, atrações e restaurantes quando chegam ao destino.

De acordo com um relatório do YouGov, estima-se que 1 em cada 3 turistas faz o download de aplicativos específicos da cidade ou do destino que estão a visitar, enquanto 36% utilizam o smartphone para reservar acomodações ou atividades quando já estão no local.

Existem já em Portugal apps dedicadas a atrações específicas, como é o caso dos Jardins Botânicos da Madeira, ou guias de eventos como a app Algarve Eventos, até aplicações dedicadas a toda uma cidade ou região, como a Visit Azores.

 

2. Big Data

Hoje, com o auxílio de ferramentas de Big Data e todas as informações que os clientes fornecem quando fazem marcações online, é possível saber a que horas visitam, quanto tempo permanecem no local, onde pernoitam e como se deslocam.

Estas informações são valiosas para as empresas e municípios tomarem decisões mais informadas e em tempo real de forma a alocar recursos, fazer face às variações sazonais e planear ofertas atrativas.

Mas conhecer o perfil, gostos e hábitos dos viajantes tem outra vantagem – dá resposta às exigências do viajante moderno e proporciona uma experiência mais personalizada, cómoda e gratificante.

 

3. Realidade Aumentada e Virtual

Já imaginou a possibilidade de fazer visitas guiadas à distância? Através de ferramentas de realidade virtual (RV) e aumentada (RA) pode fazer isso e muito mais.

O desenvolvimento dessas tecnologias representa um avanço significativo na tecnologia do turismo. A realidade virtual permite aos turistas explorar atrações turísticas, cidades e regiões por meio de experiências de visualização em 360º.

Várias atrações turísticas já disponibilizam nos seus websites visitas virtuais gratuitas – é o caso do Palácio de Sintra, a Fundação Gulbenkian e o Museu Nacional de História Natural.

Por outro lado, a realidade aumentada melhora as visitas presenciais com soluções de narração adaptadas consoante a idade, língua materna e necessidades de visitantes com deficiências auditivas e visuais.

 

4. Robôs

Pode parecer que os robôs só farão parte integrante do nosso dia a dia num futuro distante, mas esta visão já se está a concretizar.

O setor do turismo já pode tirar partido destas tecnologias para automatizar processos, reduzir erros humanos, melhorar o serviço ao cliente e diminuir os custos de mão-de-obra.

Exemplos disso incluem hotéis, restaurantes e aeroportos que já usam robôs para atender clientes, preparar alimentos e supervisionar atividades.

Prevê-se que 96% dos rececionistas sejam substituídos por máquinas semelhantes às do check-in dos aeroportos, segundo a Associação Espanhola de Diretores de Hotéis.

Essa mudança é bem recebida por muitos turistas, já que 63% deles apoiam a inclusão de robôs nesse tipo de trabalho, conforme uma pesquisa da Travelzoo.

 

5. Internet das coisas (IoT)

A tecnologia IoT apresenta várias potencialidades e usos práticos para as áreas do turismo. Ao permitir conectar vários dispositivos em rede, as empresas turísticas podem ligar-se aos viajantes para dinamizar as experiências.

Por exemplo, companhias aéreas como a Air Berlin e a Iberia oferecem aos seus clientes cartões de embarque inteligentes para smartwatches.

Além disso, é possível usar smartphones para controlar a temperatura e a televisão no quarto de hotel, algo que já acontece na cadeia da Virgin Hotels, ou até abrir a porta como já faz a cadeia de hotéis Hilton.

 

Como implementar soluções inovadoras com a ajuda do Fórum Consulting

Quer tirar o máximo partido da tecnologia no turismo para criar uma oferta turística mais atrativa? Gostava de implementar novas soluções para reduzir custos, destacar-se da concorrência e combater a sazonalidade?

O Fórum Consulting acompanha a sua marca nesta jornada de transformação digital. Mais do que delinear estratégias e montar um plano, os nossos especialistas tiram as ideias do papel e dedicam-se à sua operacionalização.

Fazemos passo a passo consigo para concretizar todos os seus objetivos e fixar-se no imaginário dos turistas. Agende uma reunião grátis para conhecer as nossas soluções!

LinkedIn

Coloque o seu território no mapa. Entre em contato connosco e vamos desenvolver uma estratégia de marca que realmente capture a sua essência. Estamos prontos para o ajudar a começar esta jornada.

Contactos

* Chamada para a rede móvel nacional

Morada

Rua do Conde de Redondo, n.º 46 A, R/C
1150-107 Lisboa, Portugal